terça-feira, 12 de maio de 2009

Os chacras


Chakra é uma palavra que vem do Sânscrito e significa literalmente "roda". Seu aspecto é como um vórtice rodopiante de energia, e temos centenas deles em nosso campo energético. Ao longo da coluna vertebral, e posicionados em conexão com as principais glândulas do corpo-humano, estão os 7 principais Centros de Força ou chakras, com diâmetro que varia de 5 a 10 centímetros, os quais podem ser reequilibrados na aplicação de terapias energéticas, imposição de mãos, terapia floral, cristais, Reiki, etc.

Primeiro CHACRA DA RAIZ ou Básico(Muladhara)

Este chacra situa-se na base da coluna vertebral, entre o ânus e os órgãos sexuais. Rrepresenta a ligação do ser humano com o planeta Terra, com o mundo material e físico. relaciona-se com o nível de consciência que nos permite sobreviver no mundo, com tudo o que é material, sólido e corporal.
Cor: Vermelho e preto
Som: Nota DO da escala central
Elemento: Terra
Corpo áurico: Etérico e físico
Mantra: Lam

Disfunções:
Raiva, impaciência, apego, materialismo, culpa, vergonha, vícios, violência, morte, dor.


2º Chacra Umbilical ou CHACRA SEXUAL (Svadisthana)

Como diz o nome, ele situ-se no umbigo. É o chacrka da reprodução. Este chackra é fundamental, cuja correcta actividade nos permite amar a vida, fazendo com que seja mais agradável. Concentra qualidades que tem a ver com a sexualidade, a curiosidade, a busca criativa do prazer material, gosto pelas belas coisas, pela arte, pelas emoções e as relações com outros indivíduos (afectivas, amorosas e sexuais).
Cor: Laranja.
Som: Nota RE da escala central.
Elemento: Água
Corpo áurico: Emocional
Mantra:
Vam

Disfunções: controlo, sujeição ou desvio da sexualidade, rejeição, solidão, ressentimentos, vigança, ciúme, depressão, inveja.

3º Chacra ou Chacra do PLEXO SOLAR (Manipura)
Localiza-se na região do diafragma, um pouco mais acima do estômago, ligeiramente à esquerda. representa a personalidade e nele estão concentradas as qualidades da mente racional e pessoal, da vitalidade, da vontade de saber e aprender, da acção do poder, do desejo de viver, de comunicar e participar. É o ponto de ligação com outras pessoas. É um chacra poderoso que promove a auto-aceitação.
Cor: Amarelo
Corpo áurico: Mental
Elemento: fogo
Nota musical: Mi
Mantra: Ram

Disfunções: Ansiedade, preocupação, indecisão, preconceito, desconfiança, negligência, mentira.

4º CHACRA DO CORAÇÃO ou Cardíaco (Anahata)
Localiza-se na parte superior do peiro, na região do coração, ligeiramente à esquerda. Representa o amor condicional, que nos permite amar inteiramente e sem condições restritivas. Quando está activo, relacionamos com tudo e com todos, aceitando tantos os aspectos positivos como negativos, tornando-nos capazes de dar amor sem esperar nada em troca. Damos um sentido pleno à nossa existência se trabalharmos bem este chacra de amor e de compaixão.
Cor: Verde e rosa
Corpo áurica: astral
Elemento: ar
Nota musical:
Mantra: Yam

Disfunções: Desilusão, transição, pânco, depressão.


5º CHACRA DA GARGANTA (Vishuddha)

Situa-se no meio da garganta. É este o chacra da comunicação, da criatividade, do som e da vibração, da capacidade de receber e de assimilar. É o chacra da comunicação externa e o começo da comunicação interna (clarividência) e auto-expressão. Portal para uma elevada consciência e para a purificação e é pelo trabalho deste chacra que podemos iniciar o caminho espiritual, em consequência de nos colocarmos em comunicação com a nossa essência superior. É o centro psicológico da evolução da criatividade, responsabilidade, iniciativa e auto-disciplina. Quando aberto e harmonizado, somos conscientes da responsabilidade do nosso desenvolvimento em todos os sentidos, desde as nossas necessidades materiais e espirituais.
Cor: Azul claro
Corpo áurico: Etérico-padrão
Elemento: Éter
Nota musical: Sol
mantra: Ham

Disfunções: Fracasso, apatia, desespero, limitação, medo, insegurança, auto-reprovação, submissão.


6º Chacra frontal ou TERCEIRA VISÃO (Ajna)

Localiza-se no meio da testa, entre as sobrancelhas, logo acima do nível dos olhos. representa a intuição, a vidência e audiência no campo da paranormalidade.Percepção, conhecimento e liderança que nos permite entrar no mundo aparentemente invisível, mediante a percepção extra-sensorial. Também é através dele que emitimos a nossa energia mental.
Cor: Azul índigo
Corpo áurico: Celestial
Nota musical:
Mantra: OM

Disfunções:
Ganância, arrogância, tirania, rigidez, alienação.

7º CHACRA DA COROA (Sahasrara)
Localiza-se no alto da cabeça, mais precisamente no topo. É luz de conhecimento e consciência, visão global do Universo, o nosso caminho de crescimento, fazendo que possamos alcançar a serenidade espiritual e a completa consciência universal. Representa a compreensão e a ligação de Energias superiores. É o elo entre a mente espiritual e o cérebro físico, relacionando-se com o nosso ser completo e com a Realidade Cósmica.Está associado à conexão da pessoa com a sua espiritualidade, e à integração de todo o ser físico, emocional, mental e espiritual.
Quando em equilíbrio, as sensações vão além do mundo físico, criando no indivíduo o sentido da totalidade, da paz e da fé, dando um sentido próprio à existência.
Cor: Branco, dourado e violeta
corpo áurico: Casual
Nota musica: Si

Disfunções: Neuroses, irracionalidade, desorientação, fobias, histeria, obsessão.

"Ao activar os chacras, trará ao cérebro o funcionamento total."

Nenhum comentário: